Resenha: O Segredo de Brokeback Mountain

1246985468201_bigphoto_0

Livro: O Segredo de Brokeback Mountain 

Autora: Annie Proulx

Editora: Intrínseca

Páginas: 72

Gênero: LGBT | Romance

Nota: 5/5 + ❤


O que acontece entre a gente, não é da conta de mais ninguém.

A primeira coisa que tenho a dizer sobre esse livro, é que uma obra é uma obra. Não importa quantas paginas tenha, porque o segredo não é a quantidade. Anne Proulx é exemplo disso, ganhou o premio Pulitzer, com uma obra que contém apenas 72 páginas. Então você já sabe qual o nivel dessa leitura: ela é arrebatadora.

Se você não tem a solução, você tem que aguentar.

A história se inicia com um flash back, e desde já, Annie deixa bem clara que a história é um romance homossexual, entre dois cowboys: Ennis del Mal e Jack Twist, pobres garotos, que cresceram em meio a circunstâncias difíceis e acabam se conhecendo por um acaso do destino, quando ambos são escolhidos para trabalhar como cuidadores de ovelha na montanha de Brokeback.

Então, fácil como a chave na fechadura cera, suas bocas se juntaram

É um trabalho solitário, Jack passa a noite no frio e no escuro pastorando as ovelhas, Ennis fica na montanha, prepara o café enquanto espera Jack. Eles não se falam, ou melhor, Ennis não fala a principio, por dias até, mas Jack nunca desiste e sempre tenta puxar assunto, e nessa insistência você já percebe que Jack gosta de Ennis.

Eu queria saber como te deixar

Mas durante eese inverno violento, eles acabam se conhecendo e fazendo amizade. E durante um inverno rigoroso, nasce uma paixão, esta inexplicavel, pois ambos nunca souberam, e nem comentaram um com outro sobe tal atração que sentiam. Mas ambos sentiram, mesmo sem nunca terem falado, e se entregaram mesmo sabendo que era “errado”.

Ele jogou lenha na fogueira, as faíscas subiram como suas verdade e mentiras.

Eles não sabiam como duas pessoas do mesmo sexo podiam se apaixonar, mas se apaixonaram, e essa paixão virou amor. A montanha de Brokeback virou praticamente o lar deles, era como se ambos fossem casado, era como se sempre estivessem juntos. Mas toda estação acaba, toda pessoa tem que acordar e sair do seu sonho um dia, toda bolha tem que estourar em alguma hora, e foi quando o inverno acabou que ambos se separaram e voltaram para suas vidas normais, casaram-se, tiveram filhos, porque é isso que os cowboys fazem.

As vezes eu sinto tanta sua falta que mal consigo suportar.

Mas o que aconteceu na montanha não havia sido algo passageiro, era amor. Algo maior os unia mesmo depois de anos, a paixão, o amor, a atração, era algo maior que eles próprios.
Annie Proulx escreve uma história de amor arrebatadora, com uma escrita direta, cheia de sentimentos que acabam não só sendo dos personagens, acaba por ser nosso.

Não sou nada, não estou em lugar nenhum. 

O Segredo de Brokeback Mountain conta a história de dois homens, que lutaram contra as dificuldades da vida, que sobrevieram as tormentas desse mundo. Dois homens perdidamente apaixonados,e  um amor que não conseguiu vencer o preconceito e a violência desse mundo.

Sabe a dor, eu a sinto….

Deixe um comentário